top of page

LANÇAMENTO! 

"Normas e Especificações de Institutos e Agências Não-Governamentais dos Estados Unidos: como pesquisá-las e aplicá-las corretamente no Brasil."
(Empresa Technognoscis Consultoria Técnico-Científica)

Instrutor: D.Sc. (Phys-Chem), M.Sc. (Phys-Chem), Chemical Engineer Rodrigo Maracajá Vaz de Lima

  • LATTES

SOBRE O CURSO

A nossa empresa nasceu da experiência com sistemas normativos, redes laboratoriais e de inovação para o desenvolvimento e aquisição de Produtos de Defesa, inicialmente no segmento de material de intendência (fardamento, material de campanha, material hospitalar, cozinhas industriais e operacionais do setor militar) e do projeto de laboratórios para equipamentos de proteção e análise físico-química de diversos materiais usados nesses produtos. Observamos a grande dificuldade tanto para fabricantes e empresas fornecedoras desses produtos (que também fornecem tais itens para empresas públicas e privadas do ambiente civil) quanto para agentes públicos na interpretação de normas e especificações estrangeiras e nacionais. Até mesmo a obtenção das especificações civis e militares de origem nos EUA, para uma série de produtos ainda não tem a sua divulgação muito clara no Brasil. Há também muita dificuldade em descobrir quais laboratórios fora do país realizam ensaios dessas especificações (algumas vezes requisitadas em órgãos públicos civis e militares do Brasil), sendo também desconhecido de muitas empresas e profissionais como obter a informação pelo endereço eletrônico do ILAC-MRA. As normas MIL-(Spec; PRF; DTL; STD) do DoD, as normas FAS/GSA e outras normas a serem apresentadas no curso são requisitadas em diversos países tanto membros da OTAN quanto os países classificados como Tier 2 (como é o caso do Brasil) - o que será também ensinado no curso como obter maiores informações nesses sistemas normativos para a aquisição de materiais e componentes a serem usados em pesquisa de segmentos como Aeroespacial, Medicina, Engenharia Nuclear, Recobrimentos e Proteção à Corrosão, Combustíveis, Óleos e Lubrificantes, entre diversos outros. O processo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com base nessas normas também será apresentado com exemplos de trabalhos acadêmicos de instituições americanas tanto com o uso de normas MIL quando normas ISO, ASTM, NEMA, CDC/NIOSH e outras.

NÍVEL DO CURSO: Nível Básico. 

O nível básico consiste em capacitar ao aluno nos seguintes domínios das ferramentas e conceitos: 

+Identificar os sistemas normativos utilizados em especificações militares do DoD e da OTAN pelo ASSIST (DEFENSE STANDARDIZATION PROGRAM E DEFENSE LOGISTICS AGENCY, USA); +Identificar nas especificações civis militares dos EUA e a viabilidade de ensaios metrológicos propostos nos laboratórios nacionais e estrangeiros; +Compreender a linguagem metrológica básica prevista em especificações civis militares e o seu uso em produtos diversos, de aplicações em medicina ao aeroespacial e, por novos cursos ou consultoria com nossa empresa (ou outras do mercado), desenvolver o processo de busca e registro dessas informações para o uso em sua empresa ou instituição e consulta internacional a todos os organismos credenciadores da Cooperação Internacional de Laboratórios ILAC-MRA e Cgcre/Inmetro, para qualquer escopo demandado em especificações; ​ +Conhecer o Sistema de Gestão da Qualidade e de Classificação de Fornecedores do DoD pelo ASSIST (DEFENSE STANDARDIZATION PROGRAM E DEFENSE LOGISTICS AGENCY, USA), podendo aprimorar as pesquisas ou pelo cadastro na plataforma ASSIST para a sua empresa ou instituição, ou contratando a nossa consultoria especializada; +Conhecer os passos iniciais para a aplicação de especificações e normas requisitadas pelo DoD em Licitações no Brasil; +Aprender os passos iniciais para a aplicação de especificações e normas requisitadas pelo DoD  para empresas que desejam desenvolver PRODE/PED com as Forças Armadas ou exportar.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: 

1) Preencher o Formulário de Inscrição, no site de compra; 2) Escolha da Opção de Pagamento, com acesso imediato ao curso (o certificado  somente na conclusão das  aulas), após o pagamento confirmado. As aulas são liberadas em intervalos, totalizando 10 dias, permitindo a consulta às referências de cada aula e a comunicação conosco para tirar as dúvidas. O acesso ao curso é Anual; 3) Ao final do curso, preencher o formulário de conclusão do curso, onde os requisitos mínimos serão solicitados quanto ao interesse pelo curso e área de trabalho do conhecimento a ser aplicada a aprendizagem.

PÚBLICO ALVO:

Metrologistas de Laboratórios ILAC-MRA, Estudantes, Professores e Pesquisadores de Instituições de CT&I e de Ensino Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação Civis e Militares, Empreendedores e Profissionais do setor público e privado, de Associações Industriais, Comerciais e Agências Normativas e o público em geral interessado no tema. 

1701290703218.jpg

Importante:  Cooperativas, Empresas e Profissionais Liberais podem ministrar cursos livres profissionalizantes de nível básico e emitir certificado, com base na legislação  em vigor. 

O MEC reconhece os cursos de nível fundamental, médio, técnico e superior, pois estes são os cursos que possuem normas de funcionamento, incluindo pós-graduações. Para os Cursos Livres, está prevista a legalidade de sua existência e oferta com regras que limitam o alcance do curso livre, que não pode ser o curso livre ofertado como se fosse curso de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Isso significa que os Cursos Livres não são reconhecidos para fins de diplomas de nível fundamental, médio técnico e superior, como já explicado anteriormente. Os cursos livres são autorizados por lei, mas não apresentam carimbos de reconhecimento do MEC. Em cada estado, os cursos técnicos e profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação (no caso de nossa empresa CEE 14/97 - DELIBERAÇÃO CEE Nº 14/97: Fixa diretrizes para a educação profissional no sistema de ensino do Estado de São Paulo). No caso dos Cursos Livres estes são parte da Educação Profissional de Nível Básico. A aplicação de cursos livres profissionalizantes de nível básico como horas complementares, também segue legislação em vigor e depende de regras específicas em cada instituição de ensino.

 

Para maiores esclarecimentos: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/knowledgebase/article/SED-02771/pt-br

bottom of page