top of page

Sobre a Educação STEM/STEAM

Na USAFA (STEM Outreach Program) e na Educação Pública nos EUA, o sistema STEM tem a integração estudada para a grade curricular K12 e a tendência é a adoção em diversas escolas nos EUA e em outros países, tendo em vista os avanços tecnológicos e o aumento da competitividade em diversos setores industriais e de serviços. A grade curricular K-12 corresponde ao sistema de doze anos de estudo do ensino fundamental e ensino médio dos EUA. Pesquisa de 2015, do Departamento de Educação dos EUA, mostra que as profissões STEM tiveram um aumento de vagas ofertadas entre 10 e 62%, com destaque para Engenharia Biomédica, nas projeções até 2020 (para a época do trabalho). Devido a essa tendência, em 2014 a National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine lançou um estudo sobre a agenda de integração da grade K-12 com o sistema STEM de ensino superior, para o preparo dos jovens a essa realidade. A velocidade das mudanças nos meios de desenvolvimento de produto e inovação tecnológica da última década demonstram que esta é uma tendência irreversível e que precisamos educar os nossos jovens no Brasil para os mesmos desafios.   
 

O sistema universitário americano têm algumas diferenças em relação ao sistema brasileiro como os diplomas de bacharelado (havendo "Major" e "Minor" para áreas de concentração ou de especialização) e a possibilidade do aluno se formar em mais de uma profissão agregando à graduação o doutorado em outra área, como Engenharia ou Medicina (dentro de critérios específicos).

Para a realidade brasileira, especialmente para educar a próxima geração à inovação em diversos  setores da economia e da vida em sociedade no Brasil, além de desenvolver o gosto pelas ciências e tecnologia, a nossa empresa defende que os setores fundamentais de investimento (saúde, educação, infraestrutura, abastecimento alimentar e energético, segurança pública e defesa) tenham maior  visibilidade na educação para as novas gerações sendo que estas podem compreender o mundo atual em uma base educacional STEM, sem deixar de conhecer as Artes (as verdadeiras artes, na sua melhor erudição) e aprender o respeito ao próximo e aos recursos que podemos deixar para as próximas gerações, mantendo a busca pela ação sustentável inteligente e integrando Sociedade - Indivíduo - Ambiente, garantindo a liberdade de pensamento, a liberdade econômica e profissional, dentro das leis e de uma boa formação moral e científica.

A National Academies Press têm títulos interessantes para os profissionais e educadores interessados nestes e em outros temas, tanto com a possibilidade de compra como de obter o arquivo *.pdf gratuito, tendo, por exemplo os estudos que comentamos e que selecionamos alguns mais interessantes para melhor exemplificar realidade na educação dos EUA para as profissões STEM dos últimos 15 anos:

 

    STEM Integration in K-12 Education (STATUS, PROSPECTS, AND AN AGENDA FOR RESEARCH) Committee on Integrated STEM Education. Authors: Margaret Honey, Greg Pearson, and Heidi Schweingruber, Editors: National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2014. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/18612

   SUCCESSFUL K-12 STEM EDUCATION Identifying Effective Approaches in Science, Technology, Engineering, and Mathematics. Committee on Highly Successful Schools or Programs for K-12 STEM Education Board on Science Education and Board on Testing and Assessment Division of Behavioral and Social Sciences and Education NATIONAL RESEARCH COUNCIL National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2011.  Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/13158.

      Imagining the Future of Undergraduate STEM Education PROCEEDINGS OF A VIRTUAL SYMPOSIUM Kerry Brenner, Alexandra Beatty, and Joe Alper, Rapporteurs

Board on Science Education Board on Higher Education and Workforce National Academy of Engineering  National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2022. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/26314.

      GRADUATE STEM EDUCATION FOR THE 21ST CENTURY Alan Leshner and Layne Scherer, Editors Committee on Revitalizing Graduate STEM Education for the 21st Century Board on Higher Education and Workforce Policy and Global Affairs A Consensus Study Report of THE NATIONAL ACADEMIES PRESS Washington, DC National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. 2018. Graduate STEM Education for the 21st Century. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/25038.

coleção STEM da National Academies Press pode ser encontrada no site do tema de estudo. Há uma outra vertente educacional chamada STEAM, onde as Artes são incluídas no Ensino. Esse é um processo também interessante e sugerimos aos profissionais e estudantes que visitam o nosso site que visitem nosso Blog para acompanhar as novidades sobre a importância nesse resgate da formação humana plena e defendemos que qualquer cidadão, não importa a profissão que escolherá,  um ensino completo como no sistema STEM/STEAM, dependendo do acesso que puder ter em sua realidade, fornecerá uma capacitação além da palavra "mão de obra": capacitará os jovens para o futuro. A marca LEGO (TM) apresenta no site da empresa a linha de produtos "The Lego Learning System", onde o sistema STEAM é trabalhado unindo a criatividade para a solução de problemas e a imaginação das crianças.

(O texto acima é de autoria da Empresa Technognoscis Consultoria Técnico-Científica)

bottom of page